Igreja Matriz Santo Estêvão, Blumenau, celebra o padroeiro – Veja um pouco da sua história

???????????????????????????????

No ano de 1968, foi criada a Paróquia Santa Terezinha, no Bairro Escola Agrícola, em Blumenau. A região do Badenfurt, Salto do Norte, Texto Salto, Itoupavazinha, até a Comunidade São Domingos Sávio, no Bairro Itoupava Central, então, era atendida pelos padres dessa paróquia.

As famílias católicas da região do Salto do Norte, então, freqüentavam a Igreja na Capela São João Batista, no Bairro Badenfurt ou a Capela São José, no Bairro Texto Salto, ou a Capela Santa Terezinha, no Bairro Escola Agrícola ou, ainda, a Capela São Domingos Sávio, na Itoupava Central.

No ano de 1972, Pe. Giulio Matheuzzi, como Vigário Paroquial da Paróquia Santa Terezinha, começou a celebrar missas no Bairro Salto do Norte. Tanto a Escola Municipal Leoberto Leal como as residências das famílias eram locais, onde a comunidade se reunia para as celebrações.

A população do Salto do Norte, no entanto, crescia rapidamente por ser lugar bom de se morar. Ali não há perigo de alagamentos, o solo é pouco acidentado e ali se vê muito verde. Logo começou-se a falar da necessidade da compra de terreno adequado para a construção da igreja. Essa escolha recaiu sobre a área ao lado da Escola. Não há registros de data desse significativo passo da comunidade.

O número de crianças na comunidade era notável. Por isso, foi escolhida uma catequista para preparar aquelas de idade suficiente para a Primeira Eucaristia, que foi celebrada na Capela São João Batista, Badenfurt, próxima ao trevo que liga a BR 470 a Pomerode.

A escolha do padroeiro, um santo ou uma santa que represente o ideal cristão, a santidade, a caminhada no amor recíproco, a proteção celeste e a intercessão junto a Deus, em necessidades humanas e espirituais, foi a justa preocupação seguinte. Pe. Giulio Matheuzzi sugeriu dois santos mártires e diáconos da Igreja Primitiva: São Lourenço, diácono da Igreja de Roma, e Santo Estevão, da Igreja de Jerusalém, chamado de Protomártir, isto é, primeiro mártir, após a Ressurreição de Jesus. Ele contou a história da vida dos dois. Todos os presentes optaram por Santo Estevão Protomártir.

Pe. Matheuzzi era natural da Itália e, numa das viagens que fez à sua terra e sua família, trouxe, de lá, um quadro com a pintura de Santo Estevão, pintado pelo seu próprio pai. Este quadro, depois, ficou exposto na capela e, através dele, era honrado e invocado o Padroeiro. Por essa época, o mesmo sacerdote trouxe da Itália também uma imagem de Nossa Senhora de Fátima, que ficou, por uns seis meses, na casa do Sr. Walter Pereira e Da. Maura. A Mãe de Jesus, assim, ficou considerada como Padroeira. Dessa forma a Comunidade Santo Estevão pode dizer que tem padroeiro e padroeira.

Pe. Giulio permaneceu pouco tempo na paróquia. Era um sacerdote muito animado e cativava, especialmente os jovens. No mês de janeiro de 1974, ele abençoou a pedra fundamental da futura igreja. Os arquivos da paróquia guardam a ata daquele acontecimento, que leva a assinatura do mesmo padre e de muitas outras pessoas do bairro, naqueles tempos. Pouco tempo depois, Pe. Matheuzzi despediu-se da comunidade. Veio substituí-lo, temporariamente, o Pe. Geraldo Piesik, que atendeu a região por seis meses.

Pe. Carlos A. Kiesewetter, transferido de São Francisco do Sul, assumiu a paróquia Santa Terezinha como pároco. Ele continuou as visitas à Comunidade Santo Estevão, celebrando missas nas casas e na escola.

No ano de 1978, Pe. Kiesewetter, expressou intenção de aumentar a igreja. Pois, àquelas alturas, já era pequena para o número de famílias, que aumentava sempre mais. Além disso, a primeira construção ia atingindo os quinze anos. Aumenta-la ou reforma-la exigia mudanças profundas e dispendiosas. Optou-se, então, por construir um novo templo, adaptado às atuais exigências.

No dia 31 de outubro de 1982, Pe. Carlos e a Diretoria, em reunião, decidiram construir uma nova igreja. Para isso, havia necessidade de mais área de terra. Os terrenos dos arredores estavam em inventário, dificultando a legalização da escritura. As plantas foram encaminhadas, mediante acertos verbais, para, depois, em momento propício, resolver a questão da documentação.

Em outubro de 1984, as obras da nova construção estavam adiantadas. E no dia 13 de setembro de 1987, por ocasião da festa do Padroeiro, aconteceu a solene inauguração.

Em dezembro de 1994, Pe. Carlos recebeu um vigário paroquial, Pe. Raul Kestring, que veio morar no Salto do Norte, em acomodações adaptadas na sacristia da capela. Aliviando o trabalho do Pe. Carlos, que atendia, ao todo, quatorze comunidades, Pe. Raul passou a atender seis comunidades, as que ficavam do lado Norte do Rio Itajaí Açú, pertencentes à Paróquia Santa Terezinha.

No dia 13 de setembro, em solene celebração, a capela Santo Estevão, por decreto do Sr. Bispo Diocesano, Dom Orlando Brandes, tornou-se sede paroquial, isto é, Igreja Matriz Santo Estevão, agregando as comunidades atendidas pelo Pe. Kestring. Essas comunidades estavam todas representadas na celebração de instalação da nova paróquia e da posse do primeiro pároco. Eram elas: São João Batista, São José, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, São Pedro e Sagrado Coração de Jesus. A Comunidade Nossa Senhora de Lourdes, situada no Bairro Itoupavazinha, na ocasião, foi desmembrada da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no Bairro Itoupava Norte, para integrar-se à nova paróquia.

Leia mais: http://migre.me/nIwNh

Anúncios

Sobre ralk

Sou evangelizador, trabalho na Diocese de Blumenau nos setores de Comunicação e Ecumenismo.
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s