Papa Francisco nomeia Bispo de Rio do Sul

Papa Francisco nomeou nesta quarta-feira, 17 de dezembro, o catarinense, Pe. Onécimo Alberton, como Bispo da Diocese de Rio do Sul. Atualmente ele é o pároco da Paróquia São Paulo Apóstolo, do bairro Michel, presidente da Caritas Diocesana e coordenador da Pastoral Presbiteral da Diocese de Criciúma. A nomeação foi confirmada pelo Vaticano. O atual bispo, Dom Augustinho Petry, pediu dispensa por idade e assim, passa a ser bispo emérito.

Pe. Onécimo é filho de Mozé Alberton e Laura Bagio Alberton. Nasceu no município deDOM%20ON%C9CIMO%20ALBERTON(1)b Orleans, comunidade de Brusque do Sul, Santa Catarina, no dia 16 de fevereiro de 1965.

Em 1976 cursou o Ensino Fundamental no Seminário São José, Congregação dos Josefinos de São Leonardo de Murialdo, em Orleans. Em 1980 fez o Ensino Médio no Seminário Diocesano Nossa Senhora de Fátima, em Tubarão, também Santa Catarina.

Foi ordenado sacerdote no ano de 1992 em Orleans, para a Diocese de Tubarão. De 1993 a 2001 foi pároco em Cocal do Sul, Diocese de Criciúma. No ano seguinte até 2011 foi reitor do Seminário Teológico Bom Pastor, em Florianópolis.

“A Diocese de Rio do Sul recebe o novo bispo de braços abertos. É um grande presente de Natal anunciar o novo bispo”, afirmou o Arcebispo da Arquidiocese de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck, scj.

A previsão para Onécimo Alberton assumir a sua nova missão em Rio do Sul é até a primeira quinzena de março.

Formação acadêmica

O novo bispo da Diocese de Rio do Sul é formado em filosofia e teologia. Fez pós graduação em psicopedagogia, foi aluno do Colégio Pio Brasileiro em Roma e cursou teologia espiritual em nível de mestrado, no Pontifício Instituto Teresianum, em Roma.

Diocese de Rio do Sul

Pe. Onécimo Alberton assume uma diocese com 31 paróquias, 487 comunidades e uma população de 306.809 habitantes distribuídos em 32 municípios do Alto e parte do Médio Vale do Itajaí.

 

Anúncios

Sobre ralk

Sou evangelizador, trabalho na Diocese de Blumenau nos setores de Comunicação e Ecumenismo.
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s