Ecumenismo em Blumenau – Dois encontros produtivos

A diretoria do Núcleo Ecumênico de Blumenau (NEB) reuniu-se nesta manhã, 08 de abril, nas dependências da Cúria Diocesana de Blumenau. Como espiritualidade, lemos e comentamos o evangelho da celebração ecumênica da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos (SOUC). Acolhidos iluminados pela Palavra, deixamos encaminhada a celebração de abertura da SOUC, com roteiro, data, tarefas e local definidos. A Igreja Matriz Santa Teresinha, no bairro Escola Agrícola, Blumenau, sediará o importante encontro celebrativo no dia 21 de maio, às 19h30, com a pregação confiada ao Pastor Carlos Kracke (Igreja Evangélica Luterana do Brasil – IELB).

Organizamos o Seminário Preparatório da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, confirmando a data pré-agendada para 17 de maio, das 08h30 às 11h30, no Salão Porta Aberta, adjunto à Catedral de Blumenau. Pensamos que deverá ser um encontro animado por bons cantos. Pe. Raul, inicialmente, apresentará o que é a SOUC, sobretudo destacando sua origem e passos históricos. Pastor Carlos Kracke exporá o tema da Semana, resumido na Palavra: “Por acaso Cristo está dividido?” (1Cor 1,13).

Integrantes da Diretoria do Núcleo Ecumênico de Blumenau em reunião

Integrantes da Diretoria do Núcleo Ecumênico de Blumenau em reunião

Pastor Carlos nos trouxe as informações da reunião preparatória do Culto Ecumênico de Páscoa, ocorrida também no início desta manhã, 08, tendo iniciado às 8h30, na Vila Germânica, que comentaremos a seguir.

Retomamos a agenda do NEB, assumindo a próxima reunião da diretoria, dia 06 de maio, às 9h, na Comunidade Bom Pastor, da IELB, Itoupava Norte, Blumenau.

Socializamos informações sobre o Curso Bíblico Emaús, entre as quais o número de cursistas nos dois locais (Igreja do Caminho, Velha Central e Catedral): em torno de 80. Pastor Ms. Alexander e Dra. Mercedes estão à frente do Curso, com o apoio do NEB.

Pastor Romeu comentou brevemente a reunião da Comissão de Diálogo Bilateral Luterano-Católico, realizada em Porto Alegre, no início deste mês de abril.

Ainda o VIII Mutirão/Sulão Ecumênico esteve na pauta do NEB. Informou-se que, na reunião do dia 31 de março, em Blumenau, o grupo que está iniciando a organização do evento definiu o Núcleo Ecumênico de Blumenau como grupo coordenador do evento. Assim, juntos estamos comprometidos e, concretamente, desde já com a reunião da equipe ampliada de animação, em torno de 35 pessoas, marcada para 27 de maio, das 9h às 16h, na Cúria Diocesana de Blumenau. Duas coisas acentuou-se a esse respeito: a participação de jovens e a oração pelo encontro, pré-agendado para outubro de 2015, possivelmente em Florianópolis. Lembrou-se que “a  oração é a alma do ecumenismo”.

Reunião preparatória do Culto Ecumênico de Páscoa

Esta reunião teve lugar na Vila Germânica, no Centro de Blumenau, na manhã de 08 de abril, das 8h30 às 9h45.

Participaram os Pastores: Sinodal Breno, da Igreja Evangélica de confissão Luterana no Brasil – IECLB;  Carlos, da Igreja Evangélica Luterana do Brasil – IELB; Edson, da Igreja Batista e OMEBLU (Ordem dos Ministros Evangélicos de Blumenau), e Lediel, da Igreja Evangélica Assembleia de Deus – ADEBLU. A Igreja Católica Apostólica Romana – ICAR, justificou sua ausência por motivo de superposição de agendas.

Celebração Ecumênica de Páscoa na Vila Germânica em 2014

Celebração Ecumênica de Páscoa na Vila Germânica em 2014

 

Nesta reunião, ficaram encaminhados todos os detalhes referentes à mesma celebração ecumênica. O texto bíblico escolhido é 1Cor 15,1-8. P. Breno discorrerá brevemente sobre o sentido de celebrar a Paixão e a Páscoa hoje.  P. Edson falará sobre a importância do Evangelho; P. Lediel explicará o tema “morreu por nossos pecados”; Ressuscitou será o assunto do P. Carlos e Pe. Raul explicará a afirmação “apareceu” (Cristo presente).

Neste período preparatório do culto, entende-se a importância da divulgação em nossas Igrejas, nas rádios da comunidade, TVs, jornais, meios de comunicação em geral. E a Prefeitura está fazendo a sua parte, especialmente espalhando um pequeno folheto, convidando as pessoas.

folheto de divulgaçaõ do culto

 

 

Anúncios

Sobre ralk

Sou evangelizador, trabalho na Diocese de Blumenau nos setores de Comunicação e Ecumenismo.
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s