Rio dos Cedros, SC, e suas jóias de fé cristã/católica

R CEDROS CAPs 004

Capela dedicada a São Roque, situada na localidade de Rio Mergulhão, distante 40 km da sede da Paróquia Imaculada Conceição, cidade de Rio dos Cedros, SC. Poucos famílias moram por ali, mas de muita fé, espírito acolhedor e de muita alegria!

R CEDROS CAPs 007

Santo Antonio é o padroeiro da Comunidade da Barra do Rio Avencal, distante em torno de 50 km da sede paroquial de Rio dos Cedros. Seus inícios remontam a 1910. Mais de 60 famílias habitavam aquela localidade serrana. Eram tempos em que o “38” e os facões falavam mais alto. Entrando na igreja, de madeira, as armas eram guardadas sob o assoalho e retomadas ao final da celebração. Assim recordam as 2 ou três famílias presentes à missa do dia 16 de fevereiro de 2013, às 16h30. Tive a alegria de presidi-la, em companhia do hábil motorista Valmor, que me acompanhou pela estreita e curvosa estrada. Ao ruído do veículo, lagartos, preás, passarinhos, fugiam apressadamente.  

R CEDROS CAPs 019

A suntuosa Igreja Matriz da cidade e Paróquia de Rio dos Cedros, SC, evidente expressão da fé católica daquela laboriosa gente. Verdadeiro celeiro vocacional em tempos não muito distantes. Seus habitantes preservam a cultura de origem, a italiana, inclusive no idioma (dialeto trentino) italiano, com o qual se comunicam familiarmente.

R CEDROS CAPs 074Bonita Capela Santo Antonio, localidade de Pomeranos, ainda município de Rio dos Cedroas, congrega uma numerosa e viva comuniade cristã/católica, na qual se distingue a participação de jovens. Seu início deu-se com a chegada dos imigrantes, por volta de 1870. O salão de festas da comunidade leva o nome de Salão dos Imigrantes. Naquele local, há quase um século e meio, abrigavam-se as recém-chegadas famílias italianas, até receberem da companhia colonizadora um lote de terra para morarem e trabalharem. 

R CEDROS CAPs 041Interior da Capela Santo Antonio, Pomeranos – manifesta todo o bom gosto e a riqueza da fé daquela gente,materializada no estilo europeu de decoração da igreja, herdado da prendada Idade Média. Planeja-se uma reforma geral do interior do templo ainda nesta ano. Então, a sede de beleza e o enlevo espiritual certamente serão ainda mais satisfeitos ao visitante e eventual fotógrafo.

R CEDROS CAPs 061Outra vista geral do interior da Capela Santo Antonio, Pomeranos, capturada do côro. 

R CEDROS CAPs 052

O presbitério e o altar da Capela Santo Antonio, em Pomeranos.

Imagens e textos: Pe. Raul Kestring            

Anúncios

Sobre ralk

Sou evangelizador, trabalho na Diocese de Blumenau nos setores de Comunicação e Ecumenismo.
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s