Homenagem a Santa Luzia e à sua comunidade em Navegantes

Há algum tempo desejava fazer uma imagem da Igreja Matriz dedicada a Santa Luzia, no Bairro Machados, em Navegantes (SC). Impedia-o, porém, a vegetação fechada e alta no jardim da frente daquela igreja. Só tinha imagem lateral.

No dia 1º de janeiro chegou a oportunidade. O jardim havia sido podado e pude realizar meu intento. Aí, abaixo, está a primeira imagem:

IGR MATR STA LUZIA 003

Aproveito para agradecer as simpáticas famílias da Comunidade Paroquial Santa Luzia pela acolhida fraterna que me dedicam cada vez que estou lá, com eles. Inclusive meus pais gostam de ir comigo para lá porque nos recebem carinhosamente. Quando cantamos nossos cantos, então, batem fortes palmas demonstrando  contentamento.

Especialmente, vai minha gratidão ao Diácono Permanente Mário e sua esposa Marlene. Dessa vez, como tinha missa no sábado,  dia 29 e domingo, dia 30, dormimos na casa paroquial. Conosco estava também a Zeane, nossa amiga e ajudante, além de fotógrafa. Nada faltou para que tivessemos uma noite muito agradável. Nem uma deliciosa sopa. Entramos na casa pelas 21h e a saboreamos verdadeiramente.

Aí vai a outra foto, em vista longitudinal da mesma Igreja Matriz Santa Luzia:

IGR MATR STA LUZIA 002

 Santa Luzia, protetora dos olhos e da visão (13 de dezembro)

Santa Luzia pertencia a uma rica família de Siracusa, na Itália, tendo recebido ótima formação cristã, ao ponto de Luzia ter feito um voto de viver virgindade perpétua. Com a morte do pai, Luzia soube que sua mãe a queria casada com um jovem de distinta família, porém pagão.

Nessa ocasião, sua mãe adoece gravemente e Luzia, que era devota de Santa Águeda, leva sua mãe à tumba da santa. Milagrosamente, sua mãe recupera a saúde e acaba concordando que a filha seguisse a vida que escolhera, consentindo também, que distribuísse seu rico dote entre os pobres.

O noivo rejeitado vingou-se, entregando Luzia como cristã ao procônsul. Este ameaçou Luzia de colocá-la no prostíbulo e sua resposta foi: “O corpo se contamina se a alma consente”. Assim sendo, dezenas de soldados tentaram carregá-la, mas o corpo de Luzia pesava muito, nada conseguindo. Contam que enquanto estava presa, arrancaram-lhe os olhos, mas no dia seguinte estavam novamente perfeitos. Por este milagre é que ela é venerada como protetora dos olhos.

Santa Luzia, não querendo oferecer sacríficio ao deuses e nem quebrar o seu santo voto, foi decapitada em 303, para assim testemunhar com a vida – ou morte – o que disse: “Adoro a um só Deus verdadeiro, e a ele prometi amor e fidelidade”.

s_luziab

 Oração à Santa Luzia

Ó, Santa Luzia, que preferistes deixar que os vossos olhos fossem vazados e arrancados antes de negar a fé e conspurcar vossa alma; e Deus, com um milagre extraordinário, vos devolveu outros dois olhos sãos e perfeitos para recompensar vossa virtude e vossa fé, e vos constituiu protetora contra as doenças dos olhos, eu recorro a vós para que protejais minhas vistas e cureis a doença dos meus olhos.
Ó, Santa Luzia, conservai a luz dos meus olhos para que eu possa ver as belezas da criação. Conservai também os olhos de minha alma, a fé, pela qual posso conhecer o meu Deus, compreender os seus ensinamentos, reconhecer o seu amor para comigo e nunca errar o caminho que me conduzirá onde vós, Santa Luzia, vos encontrais, em companhia dos anjos e santuário.
Santa Luzia, protegei meus olhos e conservai minha fé. Amém.

Santa Luzia, rogai por nós!

Anúncios

Sobre ralk

Sou evangelizador, trabalho na Diocese de Blumenau nos setores de Comunicação e Ecumenismo.
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s