Comunidade Santíssimo Redentor no Salto do Norte, Blumenau, tem a primeira missa na sua capela

Interior da Capela Santíssimo Redentor, ainda em construção, mas preparada com carinho pela comunidade para primeira missa neste Domingo 19 de agosto.

Neste Domingo, dia 19, a Comunidade Santíssimo Redentor, no Loteamento Bandeirantes, bairro Salto do Norte, em Blumenau, participa da primeira missa na primeira igreja, ainda em construção, da comunidade.

Às 10h o pároco Pe. Rogério Rodrigues preside a celebração eucarística. Os festejos populares prosseguem durante todo o Domingo.

No sábado de manhã, muitos membros da comunidade estavam envolvidos nos mais diversos preparativos.

Com certeza, as famílias das redondezas e de outras comunidades prestigiarão o evento, valorizando o empenho dessa generosa gente e, ao mesmo tempo, somando sua fé para a glória de Deus e o bem de todos os irmãos e irmãs.

-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.

Confira um pouco da história da Comunidade Santíssimo Redentor:

Jesus, percorrendo cidades e povoados, ia anunciando o Evangelho. Em cada lugar, encontrava pessoas que o ajudavam. Assim aconteceu na Samaria, como nos conta o evangelista João. Uma mulher chamou uma multidão para ouvir o Senhor. Os Atos dos apóstolos e as Cartas do Novo Testamento citam nomes de leigos e famílias que foram “braços direitos” de muitas comunidades cristãs.

Próximo ao Trevo do Celeiro, região Oeste da cidade de Blumenau, na década de 1990, Sras. Lorena Agostini e Laura Dognini atravessavam a perigosa pista da BR 470 para irem à igreja no Salto do Norte. Por volta do ano de 1997, começaram um Grupo de Reflexão com as famílias da sua rua e uma turma de catequese no seu loteamento. Mais de 200 famílias católicas já moravam naquelas imediações.

No dia 15 de abril do ano 2000, sábado e véspera do Domingo de Ramos, Pe. Raul Kestring, pároco da paróquia Santo Estevão, sediada no Salto do Norte, a quem cabia o atendimento pastoral da região, ali, na sede da Associação de Moradores, presidiu a primeira missa. A catequese tomou novo fôlego. À primeira catequista, Da. Lorena, somaram-se também Erica Heckmann, Zenita da Silva e Simone Correia.  Surgiram outros Grupos de Reflexão. Irineu Sansão, um líder-nato, ajudava e incentivava os trabalhos.

Associação de Moradores, onde a Comunidade Santíssimo Redentor reunia-se para a santa missa e outras atividades religiosas

Por motivos que a Providência divina, certamente, conhece, por dois anos, não houve missa naquele Loteamento. A semente ia germinando.

Pe. Agenor M. da Silva, quarto pároco da Paróquia Santo Estevão, pertence à Congregação Missionária do Santíssimo Redentor. No mês de abril de 2006, ele sugeriu o patrono da sua Congregação, o Saantísimo Redentor como padroeiro da nova comunidade. Os esposos Ivonete e Alcionir encontraram estampa do santo numa bíblia ilustrada e apresentaram-no às famílias. Todos acolheram a sugestão e um vistoso “banner” foi mandado confeccionar para, em seguida, estar exposto no salão das celebrações.

Quadro que representa a pintura do padroieiro, o Santíssimo Redentor

Sr. Valério Benvenutti, já ministro extraordinário da Eucaristia na Matriz Santo Estevão, tornou-se o primeiro ministro da nova comunidade. João Maria Rosa e Alcionir, depois, ali, juntaram-se a ele no mesmo serviço eclesial.

Aquelas devotas famílias, hoje, continuam tendo missas, catequese, Grupos de Reflexão, promoções etc., visando o passo de conseguir terreno apropriado para construir a sonhada capela Santíssimo Redentor. No início do ano de 2012, a capela começou a ser construída sobre adequado terreno, bem próximo da Associação de Moradores.

Imagens e textos: Pe. Raul Kestring  

Anúncios

Sobre ralk

Sou evangelizador, trabalho na Diocese de Blumenau nos setores de Comunicação e Ecumenismo.
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s