Revigorada capela do Seminário Menor de Blumenau

É significatico que este meu 300º poster, para mim, trata de assunto deveras relevante.

Ao visitar a capela do Seminário da Mãe de Jesus, no Bairro Itoupava Central, Blumenau, tive uma grata surpresa: a capela está revigorada. Quem conheceu a mesma capela anteriormente tem a nítida impressão de que ela passou do aspecto de uma sala de oração para uma autêntica capela. Há um toque de bom gosto, de arte e de liturgia. Verdadeiramente um ambiente de oração.

Na parede lateral chama a atenção a figura estilizada de Maria que apresenta Jesus Eucaristia no sacrário. É a Mulher Eucarística. Essa expressão Maria, mulher eucarística, foi evidenciada pelo beato papa João Paulo II, em sua encíclica Ecclesia de eucaristia (n. 53).

À frente, pendurada à parede, está a cruz franciscana. Embaixo, um pouco à frente está o altar. Na parede do lado esquerdo do altar,  desenhadas, vêem-se as imagens de São Pedro e São Paulo, figuras que lembram a Igreja.

A cadeira presidencial foi posta no canto de trás da sala, à esquerda da porta de entrada. Isso indica que o celebrante-presidente se dirige ao altar para a liturgia eucarística. Durante a Liturgia da Palavra, ele perde um pouco o destaque e se coloca, ele também, como os demais membros da assembléia, como discípulo que acolhe a voz do Senhor.

Observe-se que o sacrário ainda não está bem pronto, faltando o devido acabamento.

Espero que você, quando tiver oportunidade, venha ver pessoalmente esta capela. A fotografia já lhe dá uma idéia do que ela significa. No entanto, a visita pessoal, in loco, será para você outra coisa. Será o seu sentir, o seu entendimento de um lugar cuidadosamente preparado para a oração, especialmente para a celebração eucarística.

 

Anúncios

Sobre ralk

Sou evangelizador, trabalho na Diocese de Blumenau nos setores de Comunicação e Ecumenismo.
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s