Maximino descansa ao lado da Igreja São Francisco Xavier

Tive a grata surpresa de encontrar no Facebook bonitas fotos da Igreja Matriz São Francisco Xavier, da Ilha de Florianópolis. É o templo que fica bem perto do cemitério, onde foi sepultado o meu irmão Maximino.

Veja você também as mesmas imagens, através do link: http://www.facebook.com/photo.php?fbid=112349888900480&set=a.112349852233817.13218.100003764073533&type=1&theater 

Todo templo, nesta terra, nos remete imediatamente para o transcendente, o infinito. Na transcendência reside a esperança, a grandeza do ser humano, de todos os seres e do mundo. Já afirmou São Paulo: “Se Cristo não ressuscitou, nossa fé é vã” (1Cor 15,14). A ressurreição de Cristo foi a definitiva prova de que Deus existe, nos ama e nos quer, um dia, eternamente com ele, no paraíso.

Na certeza de que somos eternos, nossa vida muda, nossos atos adquirem novo e eterno significado. Nossa convivência com seres com os quais aparentemente nada temos a ver, é transformada. A fé, a religião, nos faz certos de que todos somos irmãos e filhos do mesmo Deus e Pai. Trata-se de uma fraternidade que atinge mesmo os seres irracionais, os vegetais, os animais, todas as coisas criadas.

E esta foi a grande mensagem que o santo padroeito daquela igreja da Ilha de Florianópolis anunciou. Ele fez da sua vida toda um ato de consagração a Deus através da Sociedade de Jesus (em latim, Societas Jesu). É por isso que, atrás do seu nome, como todos os membros da Ordem Jesuíta, constava as letras SJ, isto é Sociedade de Jesus.

E mais: São Francisco Xavier, como espanhol de nascimento, não permaneceu na sua pátria, entre seus familiares e amigos. Ele ultrapassou os mares. Foi ao Oriente, às Índias, em ambiente de muita hostilidade, justamente para pregar a mensagem de Jesus Cristo Salvador e Revelador de Deus Pai. Portanto, um homem que, como Jesus, deixou para todos nós um heróico testemunho de fé e de amor à humanidade.

Neste outro link, http://pt.wikipedia.org/wiki/Francisco_Xavier , você pode obter muitas outras imnformaçõe sobre este grande santo da nossa Igreja e da humanidade. Pode ver ía, por exemplo, que ele viveu nesta terra durante apenas 46 anos. Muitos de nós já ultrapassamos esta idade. E durante essa sua vida fêz verdadeiras maravilhas de amor, de evangelização, de fé enfim!

O Maximino, sem dúvida, teve e tem seus méritos. Volto a dizer que sua dedicação perseverante, “até o fim”, de pai e de esposo é algo sumamente edificante e que permanece na história, não só na memória passageira da família. O fato de ele não se ter desviado da Igreja e participar frequentemente da santa missa é outro testemunho “que permanece” (Cf. Jo 15,9-17). Seu espírito de reconciliação com as pessoas e as coisas é fruto de seu empenho em viver a fé que aprendeu de seus pais, de seus catequistas.

Agora, cabe a nós, cujo coração ainda bate, cumprir a nossa missão nas pegadas que nos deixaram aqueles e aquelas que se foram deste mundo para sempre. Penso que ninguém diria “não” a uma proposta de alegria, felicidade, sucesso. O nossa chegada à meta da eternidade feliz é o maior, o definitivo, sucesso da nossa existência.

São Francisco Xavier nos ajude a todos e todas para que nossa caminhada jamais se desvie desta sua verdadeira, grandiosa direção.

São Fransciso Xavier interceda constantemente junto do Pai Eterno para que o mano Maximino, dissipadas todas as dúvidas e incertezas humanas, esteja realmente na felicidade eterna! Como seus restos mortais repousam naquele bonito local, com muito verde, e bem próximo daquela suntuosa Igreja Matriz,  que ele esteja também próximo de Deus. E estando próximo de Deus, ele continua ainda mais próximo de cada um e cada uma de nós.

Anúncios

Sobre ralk

Sou evangelizador, trabalho na Diocese de Blumenau nos setores de Comunicação e Ecumenismo.
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s