«Vós já estais purificados pela palavra que vos tenho anunciado» (Jo 15,3) – Palavra de vida para este mês de abril

Penso que, quando ouviram de Jesus esta palavra decidida de encorajamento, o coração dos discípulos estremeceu de alegria. Como seria maravilhoso se Jesus pudesse dirigi-la também a nós! Para sermos um pouco dignos dela, procuremos compreendê-la. Jesus tinha acabado de fazer a famosa comparação da videira e dos ramos. Ele é a verdadeira videira, o Pai é o agricultor, que corta os ramos que não dão fruto e poda todos os ramos que dão fruto, para que dêem mais fruto. Depois de explicar isto, Ele afirma:

«Vós já estais purificados pela palavra que vos tenho anunciado».

«Já estais purificados…». De que pureza se trata? É aquela disposição de ânimo necessária para estar diante de Deus, aquela ausência de obstáculos (como o pecado, por exemplo) que se opõem ao contato com o sacro e ao encontro com o divino. Para ter esta pureza é necessária urna ajuda do Alto. Já no Antigo Testamento o homem tinha tomado consciência da sua incapacidade de se aproximar de Deus apenas com as suas próprias forças. Era necessário que Deus lhe purificasse o coração, lhe desse um coração novo. Há um Salmo lindíssimo que diz: «Cria em mim, ó Deus, um coração puro» (1).

«Vós já estais purificados pela palavra que vos tenho anunciado».

Segundo Jesus, existe um meio para se ser puro: é a Sua Palavra. Aquela Palavra que os discípulos ouviram, e à qual aderiram, purificou-os. A Palavra de Jesus, na verdade, não é como as palavras humanas. Nela está presente Cristo tal como, de outro modo, está presente na Eucaristia. Por meio dela, Cristo entra em nós. Aceitando-a, pondo-a em prática, faz-se com que Cristo nasça e cresça no nosso coração. Paulo VI dizia: «Como é que Jesus se torna presente nas almas? Através da comunicação da Palavra passa o pensamento divino, passa o Verbo, o Filho de Deus feito Homem. Poder-se-ia afirmar que o Senhor Se encarna dentro de nós, quando aceitamos que a Palavra venha viver dentro de nós» (2).

«Vós já estais purificados pela palavra que vos tenho anunciado».

A Palavra de Jesus é também comparada a uma semente lançada no íntimo do crente. Quando é recebida, ela penetra em cada pessoa e, como uma semente, desenvolve-se, cresce, dá fruto, “cristifica”, tornando-nos semelhantes a Cristo. Quando é interiorizada pelo Espírito, a Palavra tem realmente a capacidade e a força de manter o cristão afastado do mal: enquanto deixar agir em si a Palavra, ele estará livre do pecado, e, portanto, é puro. Pecará só se deixar de obedecer à verdade.

«Vós já estais purificados pela palavra que vos tenho anunciado».

Como devemos viver, então, para merecermos também nós o elogio de Jesus? Pondo em prática cada Palavra de Deus, nutrindo-nos dela, momento após momento. Fazendo da nossa existência uma obra de contínua reevangelização. Deste modo podemos chegar a ter os mesmos pensamentos e sentimentos de Jesus, para O revivermos no mundo, para mostrarmos à sociedade – muitas vezes enredada no visco do mal e do pecado – a pureza divina, a transparência que o Evangelho dá. Durante este mês, ainda, se for possível (isto é, se as nossas intenções forem partilhadas por outros), procuremos pôr em prática, de modo especial, a Palavra que exprime o mandamento do amor recíproco. Na verdade, para João evangelista – que refere a frase de Jesus que hoje consideramos – existe uma ligação entre a Palavra de Cristo e o mandamento novo.

Segundo ele, é no amor recíproco que se vive a Palavra com os seus efeitos de purificação, de santidade, de impecabilidade, de fruto, de proximidade com Deus. O indivíduo isolado é incapaz de resistir durante muito tempo às solicitações do mundo, ao passo que, no amor recíproco, encontra um ambiente são, onde pode proteger a sua existência cristã autêntica.

Chiara Lubich

1) Sl 51, 12; 2) Insegnamenti di Paolo VI, V, Cidade do Vaticano 1967, p. 936. Esta Palavra de Vida foi publicada originalmente em maio de 1982.

Anúncios

Sobre ralk

Sou evangelizador, trabalho na Diocese de Blumenau nos setores de Comunicação e Ecumenismo.
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para «Vós já estais purificados pela palavra que vos tenho anunciado» (Jo 15,3) – Palavra de vida para este mês de abril

  1. Luciane Nolasco disse:

    Pe. Raul, boa tarde!

    Estava realizando uma pesquisa sobre Dom Carlo Gnocchi e encontrei um texto traduzido pelo senhor e publicado no site da Diocese de Blumenau (SC), em 23 de outubro de 2009, por ocasião da beatificação de Dom Carlo. Conheci as obras deste padre italiano no filme UM ATO DE MISERICÓRDIA, o qual recomendo a todos, pois conhecerão a história de um verdadeiro imitador de Cristo, nosso Senhor.
    A história me despertou o interesse em conhecer mais sobre a vida e as obras de Dom Carlo. Assim, quero lhe pedir a orientação de onde posso conseguir, no Brasil, livros e escritos do agora Beato, Don Carlo Gnocchi. Talvez o senhor possa publicar no blog alguma coisa sobre o Beato.
    Na oportunidade quero lhe parabenizar pelo lindo trabalho de evangelização feito por meio deste blog.

    Obrigada e a sua benção,
    Luciane

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s