80º aniversário da minha mãe – um segredo

Amanhã, dia 29 de março, será um dia festivo para a nossa família. Nossa mãe Clarinda completa 80 anos de vida vividos intensamente.

Nesta manhã, 28, cedinho, às 7h, estivemos, também com o meu pai, na Cidade de Deus, da Arca da Aliança, na Itoupava Central, Blumenau. Lá presido frequentemente, às quartas-feiras, a missa para aquela comunidade de consagrados e consagradas.

Hoje, por sinal, pediram-me que lhes administrasse também o sacramento da Penitência, o que fazemos habitualmente antes da santa missa. 

À homilia, comentei com a comunidade reunida, umas dez pessoas, o feliz aniversário. Evidenciei a espiritualidade católica que nossa mãe e nosso pai nos deram com o leite materno e com o colo paterno. Essa espiritualidade nos sustentou e nos fez crescer humana e espiritualmente em nossa caminhada de vida, sobretudo nas lutas e provações.

Diz Jesus: “O espírito é que dá vida”! (Jo 6,63). Então concluímos: quanta vida humana e espiritual eles viveram! E vivem até hoje! E quanta vida eles também nos legaram e continuam legando com seu testemunho e sua palavra!

Nesses dias, olhando algumas fotos guardadas na casa deles, deparei-me com a lembrança da Primeira Comunhão da minha mãe, já desgastada com os seus, pelo menos, setenta anos.  Pensei: “Que sinal forte da espiritualidade de que ela e também ele se nutriram de seus pais, no caso, nossos avós. Não só na Primeira Eucaristia, mas sempre foram participantes assíduos desse “santísismo sacramento”.

 

E qual o alimento mais nutritivo e forte que encontramos neste mundo? Tão nutritivo e forte que, além de nos sustentar nas provações, garante-nos a vida plena,  eterna, a ressurreição.

Um dos nossos confortos mais significativos diante da morte do nosso irmão Maximino é que ele sempre perseverou na participação da missa. Com certeza, pela misericórdia de Deus, isso lhe valeu o paraíso. O que mais pode confortar uma pessoa de fé do que esse testemunho que alguém deixa quando se apagam seus olhos para este mundo?

Na caminhada da nossa família, com certeza, constatamos que Jesus na Palavra e Jesus-Eucaristia foram e continuam sendo o segredo  da nossa vida feliz, alegre, esperançosa. Não sei se, sem isso, minha mãe e meu pai teriam chegado a esta idade avançada. Não sei se, dessa forma, sem o alimento celeste, teríamos superado as dificuldades que surgiram.

E, além disso,mais do que superar as dores e provações, crescemos e nos purificamos com elas. Nesse sentido, a graça e a misericórdia de Deus são realmente extraordinárias.

Se, nessa ocasião do 80º aniversário da nossa mãe e diante dos 86 anos de idade do meu pai, quisermos dizer a quem devemos tanto sentimento de vitória, de perseverança, não há dúvidas: devemos tudo ao alimento constante da Palavra de Deus e da Eucaristia. 

Diz Jesus: Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu darei pela vida do mundo é a minha carne” (Jo 6,51).

Anúncios

Sobre ralk

Sou evangelizador, trabalho na Diocese de Blumenau nos setores de Comunicação e Ecumenismo.
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para 80º aniversário da minha mãe – um segredo

  1. Rosangela disse:

    Pe. Raul,
    Estas lembranças deixadas pelos nossos pais é a melhor herança deixada por eles. As melhores que temos e que teremos para as nossas proximas gerações. Estes valores são aqueles que ninguem nos rouba não temos necessidade em guarda-la em algum cofre e sim em nossa memoria e em nossos corações. Somos pessoas previlegiadas perente ao nosso Deus.
    Feliz da familia que tem como sustento o alimento celeste assim como a sua.
    PARABÉNS POR VCS EXISTIREM Dona Clarinda e seu Gregório.
    Rosangela
    PAZ E BEM.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s