Pastoral da Comunicação e vontade de Deus

 

Jesus dizia: “O meu alimento é fazer a vontade do Pai” (Jo 4,34). Isso quer dizer que Jesus não fazia a própria vontade. Em diálogo profundo com o Pai, procurava entender e fazer a sua vontade porque isso era vital para sua existência e missão. Era a fonte da sua paz e da sua coragem diante dos desafios que o mundo lhe apresentava, inclusive o desafio diante da morte, do martírio, isto é a fidelidade suprema, o testemunho supremo.

Poderíamos, primeiro, perguntar-nos o que é a vontade de Deus? Podemos dizer que não é aquela resignação que vemos em pessoas dizendo: “Não é possível fazer mais nada; então, que se façaa vontade de Deus”. A vontade de Deus não é aquela resignação dos que afirmam: “Ah, ele é pobre porque Deus quiz”. Ou ainda: “Ele morreu porque era vontade Deus”, quando a pessoa foi violentamente assassinada,

A vontade de Deus não é atitude passiva diante dos fatos. É ação cristã profundamente ativa, construtiva, revolucionária até, no sentido positivo. Nesse sentido, Jesus subverteu todos os valores e critérios do seu tempo e de todos os tempos porque se opôs à mentalidade corrente do consumismo, do hedonismo e o do egoísmo.

 

Transmissão ao vido da santa missa diretamente do auditório da Rádio Blumenau/Arca da Aliança, em Blumenau, SC, programa de todas as quintas-feiras, no horário das 16h.

O que seria uma Pastoral da Comunicação na perspectiva da vontade de Deus? Seria aquela pastoral que não tem em vista somente a técnica, o planejamento, o sucesso humano, mas busca o reino de Deus acima de qualquer outro valor.

Isso diz respeito, em primeiro lugar, a uma atitude pessoal de conversão contínua, constante. Cada membro da Pastoral da Comunicação deve descobrir o caminho de Deus na sua vida. Jesus dizia: “Eu vim não para fazer a minha vontade, mas a daquele que me enviou” (Jo 5,30). Viemos  ao mundo, à existência por um chamado amoroso de Deus. E a cada momento ele nos chama à vida verdadeira no raio da sua vontade, imaginando os raios do sol chegando à terra e enchendo-a de fecundidade. Nossa vida, às vezes, torna-se infecunda porque fazemos nossa própria vontade. Não nos perguntamos como os santos e santas se perguntavam: “Senhor, que queres que eu faça?” Com facilidade e sem-cerimônia, frequentemente escolhemos o caminho mais fácil. E nem sempre o mais fácil é o certo, ou seja, é vontade de Deus. 

Se alguém deseja ser membro da PASCOM e pelo menos não se faz a citada pergunta sinceramente na sua vida,  em  seu coração, não serve para tal missão porque não é cristão, não é discípulo de Jesus.

Uma Pastoral da Comunicação no raio da vontade de Deus significa escutar a Igreja. O Papa, os nossos bispos tem orientações muito claras e indispensáveis para os cristãos atuarem no campo da comunicação. Conhecer essas orientações, guiar-se por elas significa ouvir Jesus hoje. De fato, encontramos no Evangelho de Lucas (10,16), o Senhor recomendando aos apóstolos: “Quem vos ouve a mim ouve” (Lc 10,16).

Por fim, a vontade de Deus, só a descobrimos pessoalmente ou em grupo, quando nos colocamos em oração. Onde se reza Deus realiza suas maravilhas de amor, fraternidade, paz, sabedoria, coragem. Pois a oração é fazer que Jesus fazia: escutar o Pai, em verdadeiro diálogo filial. Ele precisa, ele deseja a colaboração dos filhos na sua obra de salvação.

Que o Espírito Santo suscite entre nós comunicacores e comunicadoras alimentados dessa espiritualidade encarnada na realidade pessoal, eclesial e social dos nossos dias. Serão uma bênção para nossas comunidades, para a sociedade. Deus nos livre de  sermos comuncadores mal intencionados, encrenqueiros, mal resolvidos em sua vida pessoal, dominadores, interesseiros, egocentristas, fundamentalistas.

Anúncios

Sobre ralk

Sou evangelizador, trabalho na Diocese de Blumenau nos setores de Comunicação e Ecumenismo.
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s