Alegrias e dores da PASCOM do Regional Sul IV

Como coordenador Diocesano da Pastoral das Comunicações e integrante da Equipe Regional, jubilo ao saber da reunião dessa equipe neste final de semana, em Joaçaba, culminado com a participação da Celebração Eucarística de Posse do novo Bispo daquela Diocese, Dom Mário Marquez.

Atendendo por um pequeno período a Paróquia N. Sra. do Perpétuo Socorro, não posso lá me fazer presente. O Giovani, membro da nossa Equipe Diocesena o fará por nós, inclusive levando aparelhagem que possibilitará transmissão ao vivo através da Rádio Arca da Aliança FM 1260, já que ele gerencia atualmente a católica emissora.

Eis a pauta da reunião:

Dia 18, Sexta-feira, 18h30: janta.
19h40 – Oração, responsável, Gizelly, Diocese de Joaçaba.
Das 20h às 21h, Repasse da agenda de 2011
                         MUTICOM 2011 – Rio de Janeiro.

Dia 19, Sábado, 7h15: celebração – Responsável, Padre Looz de Rio do Sul.
8h, café.
Das 8h30 às 10h, Organização do Mutirão Regional 
 10h: Intervalo
Das 10h às 11h20: continuação dos trabalhos
12h: Almoço com a  imprensa local, padres e  Dom Mário Marquez 
16h: Posse de Dom Mário  Marquez 

Foto clicada pelo frei pároco de Rio do Oeste, por ocasião da reunião naquela cidade, no final do ano passado. Lá trouxemos à luz o Mutirão de Joinville.

          

Temos por diante o  

1º Mutirão Regional de Comunicação – de 13 a 15 de maio – Joinville
Slogan: Investir em comunicação para ganhar na evangelização! !!!
TEMA: Comunicação, Igreja e Vida.

Ir completando os encaminhamentos desse evento será tarefa da reunião de Joaçaba.

É motivo de louvor a Deus essa estrada, tanto a já percorrida como aquela que divisamos pela frente. É motivo de louvor termos a coordenadora regional que se projeta nacionalmente na área de nossos sonhos e objetivos.

No entanto, preocupa-nos que nem todas as Dioceses marcam presença em nessa Equipe Regional. A própria Equipe se pergunta: o que fazer para atrair a representação das demais dioceses nesse trabalho tão importante e tão promissor para a Igreja em SC.

Quando, em algum trabalho, as coisas não andam, e jmais andarão sempre “de vento em popa”, mas a atitude da conversão deverá acompanhar uns e outros, os participantes e os não participantes. Da parte dos participantes, a pergunta pode ser: “Em nossos encontros e projetos, temos o verdadeiro espírito eclesial de caridade, busca da vontade de Deus, oração? Pois este era o segredo dos primeiros cristãos, que viam aumentar dia após dia as suas comunidades.

Para os não participantes, sugiro a pergunta: “Qual o motivo que os distancia dessa Equipe Regional?” Há que se ter a coragem e, diria até, a humildade e de colocar na mesa isso para que possa ser considerado, analisado e resolvido em conjunto, as cooordenações, os pastores. Se não são expressas, verbalizadas as dificuldades, empecilhos, jamais seremos Igreja e muito menos haverá entre nós imagem trinitária, circulação de nossas lutas e conquistas, também em sintonia com a Igreja toda.

Uma coisa é certa e válida para todas as pastorais: sem espírito de partilha das dores e alegrias, não existe trabalho conjunto. Aliás, não existe nem vida de Igreja, que é comunicação reconciliada entre pessoas, grupos, ministérios.

Estou junto, em Joaçaba, neste final de semana, com a Equipe Regional de PASCOM, em seu encontro na bonita e rica região oeste do nosso Estado. Rezarei com a comunidade pelo bom êxito da reunião.

Se queremos “Comunicação para a paz e a justiça”, os comunicadores devem ser os primeiros a imbuírem-se dessas virtudes. Essa será a premissa de verdadeiro espírito de comunhão, esperança, alegria, amor, a se difundir por si só. É da essência do amor a comunicação, a difusão, a abertura enfim!

Anúncios

Sobre ralk

Sou evangelizador, trabalho na Diocese de Blumenau nos setores de Comunicação e Ecumenismo.
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s