Nota da Santa Sé sobre o atentado contra a comunidade copta no Egito

Discriminação religiosa, nunca mais! "Liberdade Religiosa, caminho para a paz"!

 O diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, padre Federico Lombardi, emitiu uma nota, no dia 2, sobre o atentado cometido no dia 1º contra a comunidade cristã copta, em Alexandria, no Egito, no qual vitimou 21 pessoas e deixou outras 70 feridas.

O ataque foi registrado em frente à igreja dos Santos (al Qidisin) por volta de meia-noite e meia, quando os fieis deixavam o templo. Segundo o ministério do Interior egípcio, o atentado foi cometido por um terrorista suicida.

“Estamos chocados com esta nova horrível violência ocorrida na ocasião de uma importante celebração religiosa. O Papa foi informado e está profundamente chocado e entristecido por estes eventos. Vemos que o plano de ódio não quer dar trégua em sua luta homicida contra a vida das pessoas e da paz. Estão sendo derramados rios de sangue inocente”, frisa padre Lombardi na nota.

“É necessário o compromisso de todos para se opor eficazmente contra o ódio. Neste momento dramático expressamos nossa proximidade à comunidade copta e manifestamos o nosso profundo desejo de paz e segurança para todo o povo egípcio”, conclui o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé.

Em sua mensagem de Ano Novo, o papa Bento XVI condenou a intolerância religiosa. O pontífice exortou os cristãos, em sua homilia na Basílica de São Pedro, a permanecerem fortes diante da discriminação e da intolerância – ecoando comentários feitos no mês passado, nos quais ele classificou a falta de liberdade religiosa como uma ameaça à segurança mundial.

Na Alemanha, país com grande comunidade copta, a chanceler Angela Merkel condenou o atentado em um telegrama ao presidente egípcio Hosni Moubarak. As autoridades também temem ataques em solo alemão. Na França, uma investigação também foi aberta depois da queixa feita por um responsável da igreja.

Fonte: CNBB

 

Anúncios

Sobre ralk

Sou evangelizador, trabalho na Diocese de Blumenau nos setores de Comunicação e Ecumenismo.
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s